Offshore Wind Energy

O que é e como funciona?

A energia eólica Offshore é composta por todos os parques eólicos instalados em grandes massas de água, mar e grandes lagos, e no final de 2018 correspondia a 5% de toda a energia eólica produzida (fonte do Global Wind Energy Council).

Os projetos offshore são desenvolvidos em zonas onde o leito oceânico é relativamente baixo (entre 25 e 50 metros) por forma a que as estruturas de sustentação das máquinas possam ser fixas ao solo. Tem havido desenvolvimentos recentes no desenvolvimento de plataformas flutuantes para sustentar turbinas eólicas offshore. Com o sucesso desta solução tecnológica abrir-se-ão possibilidades extraordinárias para o Offshore Wind já que as limitações hidrográficas deixam de ser tão pertinentes.

O princípio de funcionamento de uma turbina offshore é igual ao de uma turbina onshore, a força do vento faz rodar as pás da turbina que consequentemente fazem rodar um eixo principal acoplado ao gerador, nesse movimento que se produz energia eléctrica.

Ainda que o princípio de funcionamento seja semelhante há diferenças entre as máquinas offshore e as onshore nomeadamente na sua dimensão e capacidade de produção eléctrica.

Quais os serviços associados a esta área?

Teste e Validação

A etapa final antes de produção comercial de um modelo é a execução de testes de verificação num protótipo ou primeira série de produção. Ao aprovar estes testes validam-se o equipamento, as ferramentas e as instruções de serviço que são fornecidas. Este plano de testes garante a transição do conceito para a realidade e assegura que o produto cumpre com as expectativas dos clientes.
Aplicam-se Testes e Validações em várias fases da vida útil de uma turbina, tais como:

  • Na fase de desenho e especificação para validar ideias ou protótipos.
  • Na fase de desenvolvimento de modelos, testando o funcionamento dos produtos em pré-produção em série, fazendo testes de fadiga aos componentes, medindo comportamentos e registando oportunidades de melhoria.
  • Na implementação de melhorias para equipamentos já em fase de produção comercial que procuram optimizar ou estender a sua vida útil.

Comissionamento

Após a conclusão dos trabalhos de instalação eléctrica, esta deve ser submetida a testes antes de colocar o aerogerador em produção e sob a responsabilidade do cliente final. A menos que seja especificado de outra forma todos os testes devem ser realizados em conformidade com os regulamentos do IEE.

Comissionamento é o processo sistemático pelo qual um equipamento, sistema ou instalação é testado verificando o seu funcionamento de acordo com a intenção do projeto e com os requisitos operacionais do proprietário.

O principal objetivo da fase de comissionamento é levar o equipamento de um estado não energizado para a sua prontidão produtiva e totalmente operacional. As equipas especializadas de comissionamento da Endiprev verificam as condições do sistema após terem sido energizadas com a tensão nominal do sistema (serviço) para a qual ele foi projetado, garantindo também a proteção e o sistema de medição para a correta direccionalidade.

Manutenção

O significado técnico de manutenção (referido frequentemente com a sigla O&M (Operations and Maintenance) envolve verificações funcionais, reparação e/ou substituição de equipamentos.

A manutenção de aerogeradores é normalmente dividida em 2 grandes áreas:
Manutenção preventiva (MP) é uma inspeção periódica com o objetivo de identificar pequenos problemas e repará-los antes que se tornem um risco para o normal funcionamento da máquina.

O principal objetivo da MP é garantir que o aerogerador passa um período de tempo, entre inspeções, sem falhas causadas por fadiga, negligência ou desgaste natural. As atividades de manutenção preventiva fornecidas pela Endiprev incluem substituições de componentes de desgaste, apertos, mudanças de fluidos, etc

Manutenção Correctiva (MC) é toda a manutenção necessária após a avaria do equipamento ou quando o seu mau funcionamento se torna dispendioso. A avaria ou mau funcionamento pode danificar outras peças causando danos com custos de substituição e/ou perdas de receita significativos. A Endiprev tem experiência em diversos serviços dentro da manutenção correctiva como substituição de grandes componentes (grandes correctivos), Inspeção e substituição de rolamentos, troubleshooting e retrofits.

Quais as mais-valias de trabalhar com a Endiprev nesta área?

A Endiprev tem 10 anos de experiência (2019) na execução de projectos em mais de 30 países.

Desde 2013 que está muito envolvida na indústria offshore participando em contínuo em projetos de Teste e Validação de novas máquinas, manutenção e comissionamento de parques Offshore.

A Endiprev tem experiência de comissionamento e manutenção de parques offshore em 3 continentes. USA, China, França, Bélgica, Holanda e Alemanha.

Somos uma empresa que apenas trabalha para OEM construindo relações de confiança e cooperação.
Trabalhar com a Endiprev é relacionar-se com pessoas e equipas rigorosas e extremamente comprometidas com os objetivos dos nossos clientes.

Os profissionais de terreno são profissionais com formação profissional ou de engenharia em diversas áreas como a mecânica, elétrica ou sistemas de informação.
A Endiprev tem departamentos de suporte que são fulcrais para o sucesso dos projetos como sendo a Engenharia, os RH, a Qualidade, a Logística, o EHS, IT e o Compliance.

Alguns projetos na área de Offshore Wind Energy